O que é Empatia?Segredos da Personal Stylist

Empatia Personal Stylist Cleide Torres
Foto de Ike louie Natividad no Pexels

O que é empatia?

Definido pelo dicionário Aurélio como: Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende.

A psicologia diz que empatia é a identificação de um sujeito com outro; quando alguém, através de suas próprias especulações ou sensações, se coloca no lugar de outra pessoa, tentando entendê-la.

Empatia é sobre , rir a alegria do outro, sentir a dor dos demais, chorar o choro dos que choram, colocar-se no lugar de alguém quando for pensar em julgar algo, olhar com os olhos do outro, é também sobre liderança, sobre antever problemas.

Exercer a empatia é um dos Segredos da Personal Stylist, o profissional tem essa habilidade desenvolvida, pois é necessário aprender a entender você, para criar uma conexão entre vocês e só depois iniciar a sua Consultoria de Imagem.

A Personal Stylist vai trilhar com você o caminho do autoconhecimento, então, nada mais importante do que criar uma identificação imediata para o sucesso de todo processo de Consultoria de Imagem.

Neste artigo vamos conversar sobre os tipos de empatia, como colocar tudo isso em prática e como evitar atitudes que te tornam uma pessoa pouco empática. Caminho para você e a sua Personal Stylist Cleide Torres.

Tipos de empatia: Você + Personal Stylist

Existem 3 tipos diferentes de empatia, e por vamos ver todos eles abaixo:

Empatia Cognitiva

Cognitivo diz respeito à mente, logo, empatia cognitiva é o ato de pensar como o outro está pensando e sentir suas sensações e ver tudo do ponto de vista da emoção do outro. Compreender como o outro enxerga o mundo.
Quando você pensa como o outro, você pode ver outras verdades, abandonar a sua por um instante e perceber que nem tudo gira em torno dos seus conceitos.
Cada verdade é concebida mediante pensamentos próprios e sensações peculiares.
Portanto, tudo que alguém pensa é fruto de experiências vividas em seu particular, acumulado por situações diferentes das suas.
Perceber isso faz bem, engrandece quem tem o altruísmo de sair de seu conforto e se colocar no lugar de alguém.

Empatia Emocional

É o ato de sentir, quase que fisicamente, o que o outro sente. Você é capaz de compreender o sentimento alheio e sentir em sua plenitude o que o outro sente.
Você compreende o sentir alheio e sente tristeza, alegria ou qualquer outro sentimento a ponto de que isso se torne o seu sentimento no momento. De fato é a empatia em sua forma completa.

Empatia Compassiva

No momento que você se coloca no lugar do outro, sente seu sentimento e passa a agir, você está tendo empatia compassiva.
É saber e, sobretudo, agir com respeito a isso.
Talvez seja essa a forma mais bela de empatia. Saber e agir torna você uma pessoa empática em totalidade.

A Personal Stylist precisa conhecer sobre seu gosto pessoal, os locais que você frequenta, para poder, assim, realizar o seu desejo de imagem.
Começa na Empatia Cognitiva respeitando sua realidade, passa pela Empatia Emocional respeitando a sua individualidade e entra na Empatia Compassiva, quando começam as ações planejadas para adequar roupas, cabelo, maquiagem e accessórios a fim de te ajudar a mostrar sua ARTE, que é o seu estilo de vida.

Empatia Consultoria de Imagem Cleide Torres
Foto de Jorge Fakhouri Filho no Pexels

O ponto de cada vista depende da vista de cada ponto

Ainda na adolescência eu ouvi essa frase, minha memória me diz que foi em algum encontro de família, onde começam aquelas conversas intermináveis ou em algum outro lugar, não me lembro bem. Contudo, isso me marcou para sempre, pautou minhas relações futuras e o modo como eu iria lidar com as pessoas em minha vida.

Cada um tem seu ponto de vista quanto à verdades e conceitos. Assim também, a opinião de alguém sobre algo é completamente moldada por suas experiências de vida.
Isto é, ao por seu julgamento em uma atitude do outro, você está avaliando tudo com seu ponto de vista, não com o ponto de vista da outra pessoa e quando isso se torna verbal, uma crítica ou até mesmo um conselho, ao analisar a situação desprezando o fato de que o outro não possui a mesma bagagem de vida que você e sendo inflexível em seu julgamento, está faltando para você a boa empatia.

As Opiniões e a Empatia

Seu ponto de vista sobre algo vai depender diretamente da sua vista sobre esse ponto. Ou seja, sua opinião sobre o assunto X é dada a partir de sua visão, que é fruto das milhares de coisas que você já viveu, da educação que você recebeu, essa é sua vista sobre algo.
Por isso, a Consultoria é uma profissão técnica, a Personal Stylist se baseia no conhecimento adquirido em sua formação, cursos e especializações para poder ter uma Visão ampliada e personalizada optando, assim, pela melhor apresentação imagética para você.

Portanto, ao analisar, falar ou conversar sobre, julgar, dar um conselho, ser um ombro amigo, ser ouvido para as dores ou alegrias de um amigo; lembre-se que seu ponto de vista é diferente do dele e, mesmo que vocês sejam parecidos, vocês são seres diferentes e as boas relações humanas, aquelas bem saudáveis, aquelas que não são tóxicas, essas relações são fundamentadas na empatia e na sua capacidade de se colocar no lugar do outro.

Praticando a Empatia Você + Consultoria

1) Escute mais e escute sempre

Ouça o que o outro tem para te falar, mas ouça de verdade. Escute e preste atenção, se disponha a ser o ouvido e abra mão de ser a garganta, as vezes o outro só precisa falar, enfim, dê valor à fala do outro, sem julgamentos e, às vezes, sem nem mesmo ter o que falar de volta.
Mas, escute! Amigos são pessoas que escolhemos para dividir a vida conosco, sem laços de sangue, apenas por opção e vontade de estar junto e um amigo é a primeira pessoa que temos vontade de contar algo, pratique a boa empatia escutando pessoas nas quais você confia e confiam em você, seus amigos, familiares.

2) Pense como quem te fala

Empatia é, também, compreender que não somos iguais e que os seres humanos são diferentes. Compreender isso muda como você lida com os pensamentos e opiniões dos outros mas absorver isso muda, principalmente, como você age. Absorvendo essa verdade você é capaz de pensar com a cabeça do outro em alguns momentos, deixar seus conceitos de lado e, sem dúvida, será mais fácil e natural buscar compreender atitudes alheias e o que levou alguém a agir de tal modo.

3) A vida não é uma receita de bolo

De fato, a vida não tem manual, não tem receita e não há como saber como fazer e agir em todas as situações, alguma coisas dão certo e outras acabam dando errado.
Portanto, não existem medidas exatas para as coisas, cada um sabe o quanto de si pode dar, o quanto pode receber, como e quando vai querer as coisas e o modo como tudo deveria ser feito.
Mas isso não é permanente, estamos em constante mudanças e nada é eterno. As verdades mudam, as opiniões, as atitude. Empatia boa é aquela que te faz aceitar isso tudo nos outros e principalmente, em você mesmo.

4) Seja doce com você também

Seja doce e leve com os outros mas não se esqueça de ser com você também. Empatia é necessária para as relações interpessoais, ou seja, as relações que você tem com os outros, contudo, igualmente importante é sua relação intrapessoal, que nada mais é do que a relação que você mantém com você mesmo. Tenha empatia para com você mesmo, celebre suas atitudes boas e aceite que você também erra. Seja sensível com você, admire o seu interior e se admire! Alinhe seu interior e exterior.

São os princípios básicos da Consultoria de Imagem: Interior=Exterior, isto é, respeito ao interior e resposta positiva no exterior, Segredos da Aparência bem cuidada.

Empatia Consultoria de Imagem Cleide Torres
Foto de Marlon Schmeiski no Pexels

5) Aprenda bastante e evolua

 “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.”

Albert Einstein

Desenvolva seu cérebro, aprenda tudo que você tiver vontade dentro das suas possibilidades, encha sua mente de informações legais, conheça o mundo mesmo que por leituras. Expanda sua mente e você verá como isso mudará você, com toda a certeza, mudará para a melhor. Albert Einstein afirmou: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.”

Quanto mais você aprende, mais você evolui, mais empático você se torna. Você entende que não existe somente o sua cultura, seus costumes, sua religião. Existe um mundo muito vasto e bilhões de pessoas com bilhões de realidades diferentes. Aprender sobre tudo isso faz com que você entenda o outro melhor, faz com que você aprenda a julgar menos e, em seguida, entender mais.

6) Entenda seus limites

Ter empatia é diferente de ter simpatia; ouvir é diferente de concordar; respeitar é diferente de aceitar. Ter empatia não significa que você precisa aceitar e concordar com tudo, em outras palavras, significa que você precisa não julgar e não ser inflexível quanto às situações mas ainda assim pode não concordar com elas.
Você tem todo o direito de não se envolver em uma história que não te faz bem, de não escutar coisas que te firam e de não querer ser o ombro amigo de alguém, contudo, a empatia te permite conseguir bem sair de situações nas quais você não queira se envolver.
A empatia e a capacidade de se colocar no lugar do outro molda o jeito como você vai recusar uma conversa, se retirar de uma situação, usando de palavras brandas e sempre com educação.
Escute, observe, fale e, sobretudo, respeite a si mesmo quando não estiver pronto para se envolver em situações.

7) Regue suas palavras com amor

Antes de falar e agir, pare e pense sempre! Pense pelo menos duas vezes antes de falar algo. Se o que você quer dizer não é educado, não é útil e não é verdade, não o diga. Regar suas palavras com amor é moldar cada uma para que tudo que você for falar não fira. Não quer dizer não falar a verdade, você deve, sim, sempre falar a verdade desde que essa fala seja pautada em gentileza e amor. Um ato de amor que você dirige a alguém nunca é um ato em vão.
Entenda que, por vezes, algo que alguém fez ou disse não foi, exatamente, por mal. A pessoa apenas agiu conforme as verdades que possui e que são diferentes das suas. Acima de tudo, tenha empatia em compreender as atitudes alheias.

8) Paz, amor e empatia

Boas ações atraem boas ações, energia positiva atrai energia positiva e, mesmo que demore, as coisas boas que você faz, voltarão para você. -A Lei da Semeadura é uma leitura muito interessante e mais aprofundada sobre essas dispersões e atrações de energia.
Não meça os outros com sua régua, não seja cruel, dê as palavras boas que você gostaria de ouvir, seja gentil como você gostaria que fossem com você, desse modo, as pessoas que recebem seu bom ato dispensarão bons atos para os demais que elas encontrarem e, sendo assim, uma rede de boas atitudes é criada e, aos pouquinhos, o mundo vai mudando.

Considerações finais

Como vimos, a Consultoria de Imagem é o caminho do autoconhecimento e a Personal Stylist está preparada para começar essa jornada com você; assim sendo, a empatia é quase um dom e a percepção do outro é um dos pontos altos da Consultoria, o que leva você ao sucesso pessoal e profissional.

Pratique e empatia e nunca desista de ser uma pessoa melhor para você e para os outros. Inicie esse processo, mantenha e vá em frente.

Compartilhe suas histórias, conte aqui para mim uma situação que você precisou usar muita empatia.

Posts Relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.