Personal Stylist, Rapport siga o caminho para Empatia

Personal Stylist, Rapport siga o caminho para Empatia

Contar Segredos da Aparência
empatia mulheres - Personal Stylist, Rapport siga o caminho para Empatia
Foto de fauxels no Pexels

Personal Stylist, siga o caminho da empatia usando a técnica de Rapport. Uma das maiores características do ser humano é que somos seres relacionais, de tal forma que necessitamos sempre estar em contato com outras pessoas, seja para alcançarmos realização, seja para atingirmos algum objetivo de vida. Qual seria o melhor caminho a seguir para você Personal Stylist atingir este objetivo ? Seria a empatia ? Técnica de Rapport.

Sempre que surge uma oportunidade de nos conectarmos de verdade com outro alguém ou até mesmo com um grupo, tendemos a nos sentirmos acolhidos e em consequência, acabamos por acolher também, pois em consequência,  acabamos por criar uma relação de empatia que se torna mútua, ou seja, acabamos por nos  compreender melhor, consequentemente a colaborar uns com os outros. Sei que você sabe, mas vou relembrar: Empatia é muito mais o que se comunicar. É interagir, participar, conectar, tentar compreender.

Se concordamos até aqui, então podemos passar a conversar mais um pouco sobre conexão e compreensão para chegar a uma comunicação efetiva. Com isso creio que posso contribuir dizendo a você, que com esse conhecimento se crie a possibilidade de aplicar em seu dia a dia. O termo Rapport, vem do francês, e denomina esta técnica que vamos estudar um pouco. Vamos em frente ?

Personal Stylist, o que significa Rapport?

Rapport, é um conceito com origem na psicologia que se refere à técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa. O seu significado nos remete a ideia de sintonia, o que vai permitir criar uma relação harmônica entre os interlocutores. A finalidade desta técnica na psicologia, é gerar confiança no processo de comunicação, o que vem a fazer com que o paciente se torne mais receptivo durante a terapia. Em consequência, ele vai ter mais facilidade de interagir, ou seja, vai compartilhar seus problemas mais facilmente.

O Personal Stylist para ter empatia pode usar a técnica de Rapport a fim de estabelecer a sinergia necessária com o cliente e torná-lo mais receptivo a sua consultoria. Então podemos perceber que o método produz automaticamente três tipos de comportamentos importantes nas partes: coordenação, positividade e atenção mútuas. Inegavelmente são construídos elos de compreensão o que faz se estabelecer um diálogo onde certamente todas as opiniões serão levadas em conta bem como os valores e pontos de vista em questão respeitados e correspondidos.

Personal Stylist demonstre Interesse – Rapport caminho para empatia

Enfim, podemos afirmar que o Rapport não é algo imposto. É necessário demonstrar um sincero interesse pela opinião e o modo de pensar do outro. Um bom Personal Styllist deve procurar criar com naturalidade esse clima de respeito e confiança com o outro, tomando todo o cuidado para essa atitude não pareça um artifício de persuasão e deixando bem claro que não haverá invasão de privacidade, só serão tratados assuntos relativos a consultoria.

Muitas vezes, quando você se propõe a ouvir de forma verdadeira, com empatia, o outro se abre e por vezes até expõe insatisfações com sua aparência ou quem sabe, lamentos sobre um aspecto do seu dia a dia e consequentemente, se estabelece a conexão perfeita, onde o outro se sente acolhido por suas atitudes, gestos e palavras.

Assim, você vai se sentir bem interiormente, pois percebe que além de sua atividade como profissional estará contribuindo tornando a vida de uma pessoas um pouco melhor. Você vai poder ser mais assertivo nas suas observações.

Personal Stylist veja o Rapport na prática gerando empatia

Vídeo de fauxels no Pexels

A literatura sobre o assunto nos diz que existem várias técnicas com a finalidade de se conseguir estabelecer o Rapport com o outro. Então vamos conversar um pouco sobre duas delas. Olha só:

Técnica da Reciprocidade

Uma bastante utilizada é a Técnica da Reciprocidade. Ela nada mais é do que a muito conhecida “dar sem a expectativa de receber algo de volta”. Seria um compartilhar interesses que temos em comum, e uma vez que é mutuo, não se espera nada como recompensa. Creio que esta técnica é muito normal em nossa vida em seus muitos aspectos. Sua grande virtude é contribuir para uma relação de confiança e amizade.

Técnica do Espelhamento

Esta é a mais conhecida e utilizada pois nada mais é do que a utilização da linguagem corporal. Através de gestos, expressões corporais, sua postura dentre tantas outras formas, é que contribuirão para haver empatia entre você e o outro. Contudo, tenha cuidado, vá devagar com o espelhamento para que o outro não se sinta imitado ou pior ainda, eventualmente se sentir alvo de bulling.

Eu creio que você notou, do pouco que conversamos até agora, que já pratica intuitivamente o Rapport no seu dia a dia. Todavia, temos que ter o cuidado de procurar conhecer o estilo de vida, o modo de pensar, a “bagagem” emocional do outro para obter exito em sua utilização. Um descuido nesta percepção pode colocar tudo a perder. Concorda ?

Personal Stylist, para empatia no Rapport é bom lembrar

Para evitar o desastre de colocar tudo a perder, vou listar em seguida, alguns detalhes que não podem ser esquecidos para utilizar o Raport. Como já sabemos, o que desejamos é conseguir uma conexão além das palavras. Portanto é primordial atentar para estes pontos:

  • Contato visual – Talvez o mais importante. É fundamental olhar nos olhos do outro pois é com esta atitude que conseguiremos ver o que esta por trás do que esta sendo dito.
  • Expressão facial – Somente pessoas muito bem treinadas conseguem ocultar o que realmente estão sentindo sem se revelar através de sua expressão facial. Muitos segredos são revelados assim, às vezes detalhes que não se consegue verbalizar nos são transmitidos assim. Ela torna a comunicação muito mais produtiva e diria até, verdadeira.
  • Postura corporal – Li na minha juventude um livro denominado “O corpo fala”. Surpreendentemente é uma grande verdade. Podemos saber facilmente se a pessoa esta receptiva, se esta arredia, se esta desconfiada, enfim, temos vários “recados” não verbais, apenas observando a postura e assim procurar descobrir o que esta causando a desconfiança. Em seguida é só “quebrar” o obstáculo e manter uma comunicação eficiente.
  • Tom de voz – outro aspecto bastante relevante e que facilmente pode ser percebido é este. Podemos perceber com facilidade se a pessoa esta triste, ou irritada, ou feliz, por exemplo, tão somente observando o tom da sua voz. Com o resultado da observação, tomamos a medida corretiva necessária para conseguir exito em nosso papo.

Claro que existem muitos outros aspectos a serem observados, mas listei apenas estes que acredito serem os mais importantes para que você encontre o tão desejado caminho da empatia. Então, Personal Stylist, gostou do Rapport para trilhar o caminho da empatia ?

Escrito por
Cleide Torres
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.

O que Eu faço,

Cleide Torres

Cleide Torres auxilia clientes em autoimagem e expressão. Especialista em Consultoria de Imagem e Visagismo, sua metodologia incentiva a se observar em detalhes e alcançar a imagem mais adequada aos seus objetivos. Cleide Torres ajuda você a cuidar bem de si mesmo!

#segredosdaaparencia

Cleide Torres Cabelos Cor e Forma Visagismo
Cleide Torres Imagem & Visagismo

“/Meu objetivo é equilibrar a Individualidade que vem de dentro com a Imagem que se vê por fora/”

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.