Paradigmas da Aparência – Estilo

Paradigmas da Aparência – Estilo

Contar Segredos da Aparência
sua aparencia Cleide Torres - Paradigmas da Aparência - Estilo
Photo Pexels

Desde que comecei a ser a cuidar da aparência eu venho decifrando certos paradigmas da aparência – estilo. Eles são propagados em nossa sociedade, são difundidos em frases tais como: não busque a aparência pois isso acaba; busque por caráter porque, quem realmente tem, jamais muda. Vamos ter uma  Conversa sobre estilo, aparência, erros ao se vestir, exemplos reais e sobre como podemos alinhar nosso interior com exterior.

Não busque a aparência pois isso acaba; busque por caráter porque, quem realmente tem, jamais muda.

Aparência e Caráter

Eu precisava descobrir a verdade entre a relação desses dois temas, aparência e caráter. Posto que, para mim são duas coisas que eu prezo muito.

Eu comecei a perceber que todos somos UM, que tudo precisa se encaixar: aparência com caráter, exterior com interior porque eu devo ser dentro de mim como mostro por fora.

Comecei a observar o comportamento das pessoas ao meu redor, com perguntas simples, despretensiosas e outras mais direcionadas eu obtive o resultado que eu já imaginava. Em outras palavras, a maioria de nós separa aparência de quem realmente se é.

Mas, como, Cleide?! Sim, por anos de cultura reversa tratando mal a aparência com o sofrimento causado pela  imposição de padrões de beleza, com técnicas usadas na intenção de trazer um conforto emocional. Tudo isso criou um paradigma sobre a aparência de que ela não é importante e que só é importante quem somos por dentro. Como no paradigma da aparência acima!

O que somos por dentro é, sim, muito importante e é uma verdade que ninguém pode negar. Porém, o resultado disso é que as pessoas começaram a se descuidar da aparência julgando que ela não é importante, tanto quanto o caráter.

Isso se torna um dos verdadeiros paradigmas da aparência porque não existe tal dissociação.

Quando você chega em algum lugar, a sua aparência chega junto com você. Na reunião de trabalho que você vai não é possível levar somente sua inteligência ou sua expertise.


Sua inteligência e expertise chegam junto com sua aparência, você vai, sua aparência e seu interior vão com você, pode parecer óbvio, mas nem sempre se tem essa consciência. 

Somos UM só, interior e exterior.

As Aparências Enganam

A aparência pode, sim, ser usada de forma prejudicial quando alguém deseja enganar o outro ou tirar proveito de alguma situação, por isso se diz que as aparências enganam. Mas isso é outro assunto. Nesse caso já estamos falando de problemas, inclusive que podem estar ligados a saúde da mente.  

Estamos tendo uma conversa aqui para falar de pessoas saudáveis, que querem pensar em sua aparência verdadeira e, principalmente, criar a conexão do que se tem por dentro com o que se vê por fora, se beneficiando, assim, com essa atitude positiva diante de um mundo tão falsificado.

Ampliando a Visão – Aparência e Estilo

Vamos ampliar nossa visão aqui:

As aparências enganam

Esse é um dos paradigmas da aparência. Pense comigo, as aparências enganam sim.

Agora, para exemplificar, vou contar dois casos reais de clientes que me procuraram para fazer a suas Consultorias.

Casal bem vestido Cleide Torres e1588342303955 - Paradigmas da Aparência - Estilo

Caso 1: Selma Nunca pensou em sua aparência

Selma, empresária, bem sucedida, sua empresa atende diversas empresas grandes e órgãos públicos, resolveu reformar seu  apartamento. Ela contratou uma empresa de arquitetura para fazer o projeto e se sentiu muito feliz com os resultados.


Com o projeto da cozinha nova em mãos ela foi até uma grande empresa de cozinhas planejadas, localizada em um famoso shopping da cidade do Rio de Janeiro, especializado em decoração de casas.

Ela entrou e começou a olhar os mostruários e a fazer perguntas. O atendente respondia com poucas palavras e mostrava desinteresse, até que pediu licença a ela  e foi atender um casal que entrou na loja, felizes, sorrindo um para o outro, com postura confiante e totalmente bem vestidos.

A Aparência Transmitiu um Conceito

Selma percebeu que a mensagem que sua aparência mostrou naquele momento não informou ao atendente (observador) que ela era uma empresária bem sucedida. Ela percebeu que sempre deu valor à inteligência em detrimento de sua aparência.

Diante disso, resolveu me procurar e fazer a sua consultoria de imagem.
E quanto à cozinha? Ela foi em uma outra loja, depois que seus arquitetos marcaram a visita.

Com uma aparência renovada, a consultoria trouxe mudança na estrutura e cor do cabelo, óculos de grau e de sol, ajustamos as roupas ao seu estilo e usamos as cores certas. Hoje ela está radiante e confiante.

Caso 2: Filipe – Falta de cuidado com a Aparência

Outra reclamação de cliente:  “Eu que sou um excelente em TI (Tecnologia da Informação), estou sendo confundido com um garoto irresponsável.”
Isso acontecia, inegavelmente, pela falta de cuidado com a aparência. Até mesmo por falta de atenção, por estar confortável com as roupas que já usa há muito tempo ou por, inclusive, jamais se preocupar com o que está vestindo.


Despreocupação com a aparência e escolhas não assertivas de roupas, corte de cabelo, acessórios próximos da face ou na face – como brincos e óculos, por exemplo-, sapatos, pastas e bolsas, tudo isso contribui para um prejulgamento errôneo devido à falta de cuidado com a aparência.

Durante a Consultoria toda a identidade visual foi conectada a realidade da vida de Filipe, com as correções nos pontos certos, ele está colhendo os frutos da sua nova imagem pessoal.

Todas essas coisas enviam mensagens sobre quem as está usando, uma vez que o observador entende que você escolheu usar o que combina com você ou usar o que você dispõe em sua vida.

Erros ao nos Apresentarmos

Porque erramos na hora de nos apresentar aos outros? 
Ao mantermos a mentalidade de que a aparência não é importante, nos acostumamos a fazer mais do mesmo. Temos uma tendência natural de que se uma roupa fica bem em nós e recebemos elogios com ela, compramos mais roupas do mesmo estilo e com isso não percebemos que o tempo passa, que a vida segue e momentos passam, o que era bom hoje pode não ser bom amanhã, nosso corpo se modifica com o passar do tempo, a idade aumenta e determinadas roupas devem ficar no nosso passado.

É bom não confundir as coisas

Essa é uma questão séria! Se temos uma aparência igual por muito tempo é porque estamos acostumados a ela e nos sentimos confortáveis com ela, podemos considerar que isso é o nosso estilo. Porém, pode não ser bem assim.
O estilo permanece mas as nossas roupas devem mudar, devemos seguir nos renovando, não para seguir a moda mas seguindo nosso momento de vida atual, nosso papel na sociedade, perfil profissional, entre outros.

Atenção! Caso você use os mesmas combinações de roupa há vários anos, não é estilo! É falta de atenção e também falta de cuidado com a aparência.

Contudo é bom não confundir as coisas.

Conversa Sobre Estilo

Caso 1: Marcos – Estilo Remanescente da Adolescência

Marcos, especialista financeiro. Ele tem anos de experiência e todos no seu local de trabalho sabem disso.
Nas festas da empresa ou em momentos de lazer, Marcos sempre é visto de bermuda, sandálias desgastadas, blusas de malha de propaganda de empresas e boné virado ao contrário. Uma aparência que ele traz desde os tempos que era skatista.

Porém Marcos não trabalha nesse ramo e para ele essa aparência pode  informar que ele é uma pessoa fora do seu tempo. Ele pode ser considerado como uma pessoa que não lida bem com o passar dos anos, e pior, como alguém que não está preparado para assumir as responsabilidades por falta de amadurecimento.

Entende porque a aparência é importante?

Caso Marcos esteja concorrendo a uma promoção, ele pode perder a chance por conta da imagem que está passando.

Caso 2: Eduardo – Estilo Adequado

Eduardo, técnico em finanças, recém contratado. Nas festas da empresa ou em momentos de lazer, o Eduardo sempre é visto  com bermudas alinhadas e em cores discretas, camisas em tecido que parecem que foram feitas para ele, cabelo e barba ajeitados, sapatos limpos e modernos.
Seu visual pode passar a mensagem de que ele está a frente de seu tempo e de que ele tem capacidade de adaptação porque aceita o novo. Ele tem uma característica muito admirada pelas empresas hoje: capacidade de inovação.

Concorrendo vaga de promoção com Marcos, o Eduardo pode ganhar pois sua imagem passa informações positivas  sobre ele e qualidades desejadas para o cargo.

As Aparências Enganam”: onde fica isso?

Sim, as aparências de Marcos e Eduardo falaram, porém somente eles podem saber se mostraram através da aparência  a verdade sobre eles.
Se Marcos é maduro e inovador, deveria se mostrar como é para alcançar seus objetivos profissionais e pessoais, consequentemente,assim, conseguir promoção em seu emprego.

Por isso muitas vezes se ouve “ ele é novo na empresa e  já foi promovido, não entendo isso”

Seu Estilo Envia Mensagens Sobre Você

O que o observador recebe são as impressões que o indivíduo o passa, ou seja, o que ele transmite com sua aparência. Esse julgamento pode estar sendo feito por empresas especializados em RH que são compostas também por profissionais em visagismo e psicologia, entre outros; eles observam a imagem dos candidatos a vaga e trazem o diagnóstico para a empresa e é necessário que tenhamos consciência de que passamos uma impressão inconsciente sobre quem somos.

Caso essa impressão seja falsa, só o tempo e o desenvolvimento de várias ações junto com uma pessoa que nos observa, para podermos mudar esse primeiro julgamento, essa primeira impressão.

E quanto aos Paradigmas da Aparência?

Será que você terá esse tempo com quem te observa? Por isso, alinhar sua aparência com quem você é, se torna tão importante. Isso pode ser decisivo em várias situações importantes para você.

A minha proposta é quebrar esses paradigmas da aparência, desvencilhar esses conceitos para alcançar o que você tem de melhor dentro de si e mostrar a nossa melhor Arte – seu verdadeiro Estilo Pessoal.

negocio fechado Cleide Torres - Paradigmas da Aparência - Estilo

Vem comigo, e comece a cuidar bem de si mesmo

ebook cores - Paradigmas da Aparência - Estilo
Escrito por
Cleide Torres
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que Eu faço,

Cleide Torres

Cleide Torres auxilia clientes em autoimagem e expressão. Especialista em Consultoria de Imagem e Visagismo, sua metodologia incentiva a se observar em detalhes e alcançar a imagem mais adequada aos seus objetivos. Cleide Torres ajuda você a cuidar bem de si mesmo!

#segredosdaaparencia

Cleide Torres Cabelos Cor e Forma Visagismo
Cleide Torres Imagem & Visagismo

“/Meu objetivo é equilibrar a Individualidade que vem de dentro com a Imagem que se vê por fora/”

Brazil Chapter

Cleide Torres AICI E FIPI Member
Cleide Torres Member

EBOOK

Ebook grátis Visagismo Cleide Torres 1 - Paradigmas da Aparência - Estilo