O que é a Lei da Semeadura? Como acontece em nossa vida?

O que é a Lei da Semeadura? Como acontece em nossa vida?

Contar Segredos da Aparência
semeadura Cleide Torres - O que é a Lei da Semeadura? Como acontece em nossa vida?
Imagem de Myriam Zilles por Pixabay

A Lei da Semeadura é uma realidade em nossa vida. Como que ela acontece? Será que realmente afeta a todas as pessoas? Nesta nossa conversa de hoje vamos levantar alguns aspectos bastante relevantes, embora eu creia que no fundo todos nós certamente já sabemos dos efeitos da Lei da Semeadura.

A Semeadura

Semeadura, esta palavra é um pouco estranha, no entanto, faz parte de nossas vidas todo o tempo. Afinal a cada instante, nas ações que tomamos estamos na verdade semeando alguma coisa, muitas vezes, sem perceber.

Quem faz a opção por não estudar para uma prova, por exemplo, está semeando uma nota ruim no final do mês. Quem resolve se esforçar e fazer um mestrado, sacrificando seus momentos de lazer, suas finanças e descanso, estará assim pronto para colher, daí a algum tempo, uma melhor colocação profissional, um melhor salário e até uma posição de destaque na sociedade.

Dizendo assim, parece muito simples, mas a realidade do nosso dia a dia nos faz esquecer esta importante lei da vida, da qual não temos como fugir. O que nos engana e ao mesmo tempo nos leva a ignorar a Lei da Semeadura é o fato de haver um tempo entre o momento que semeamos e o da colheita. Embora eu não trabalhe com agricultura, observo as coisas da vida, só para exemplificar, vou pensar com você sobre este assunto, no seu aspecto literal, ou seja, quando se planta mesmo uma semente, vamos pensar juntos.

Um exemplo prático da Lei da Semeadura

Eu gosto muito de manga. Tenho um quintal no fundo de minha casa e resolvo plantar uma mangueira. Primeiro vou ter que preparar a terra, adubando, remexendo um pouco para que ela não esteja muito “dura” quando a semente começar a brotar e precisar penetrar na terra. Em seguida vou fazer uma cova no tamanho adequado, escolher uma semente de manga de boa qualidade e plantar com todo o cuidado e atenção. Daí em diante, vou ter uma outra tarefa, vou ter que molhar o terreno onde coloquei a semente para que ela possa germinar. De vez em quando, vou ter que tirar as ervas invasoras que estarão querendo tirar nutrientes da terra que adubei e preparei com tanto carinho.

Será que no mês seguinte já poderei comer a minha manga? NÃO

Na cidade onde nasci tem uma manga muito gostosa, muito embora não me lembre mais o “nome” dela, meu avô me disse que ela era uma manga muito boa de se plantar, pois em APENAS oito anos já produziria sua primeira fruta. Entenderam bem o que meu avô disse? OITO ANOS DEPOIS!

Voltando a nossa vida

Como eu disse no início de nossa conversa, parece uma coisa óbvia, mas na verdade temos uma tendência de querer que as coisas aconteçam no tempo que desejamos e muitas vezes não é o tempo necessário. A tal manga que  falei, demora oito anos para dar seu fruto. Não há o que possamos fazer para abreviar este tempo, teremos que esperar e não somente esperar, mas trabalhar para que ao final dos oito anos ela realmente produza o fruto – manga.

semeadura campo Cleide Torres - O que é a Lei da Semeadura? Como acontece em nossa vida?
Imagem de dengmo por Pixabay

Trazendo este exemplo para nossa vida real, quero pensar junto com você sobre a Lei da Semeadura no nosso dia a dia considerando outros aspectos. Vamos por partes para nos entendermos:

Semeadura Certa

Primeiro temos que nos lembrar de que se nós queremos colher manga, temos que plantar uma semente de manga. Não vamos conseguir colher manga se plantarmos uma semente de laranja. Pode parecer lógico, mas na nossa vida muitas vezes fazemos assim, plantamos laranja e queremos colher manga.

Vejamos um caso hipotético, conseguimos um bom emprego e pouco tempo depois:

  • Começamos a chegar atrasados
  • Nos pedem para fazer uma tarefa extra e não fazemos alegando os mais variados motivos (as vezes até motivos justos)
  • Não somos prestativos,
  • Só queremos fazer a nossa OBRIGAÇÃO, etc.

Daí vem uma crise qualquer, a empresa precisa reduzir seu efetivo e adivinhe quem estará na lista de dispensa ? Plantamos laranja, vamos colher laranja. Simples assim.

Cuidados com a Semeadura em nossa vida

Em seguida temos que cuidar da planta. Voltando aquele exemplo do emprego que citamos anteriormente. Depois que já estamos lá na empresa, devemos nos preocupar em aprender :

  • Cada vez mais sobre a cultura da empresa,
  • Sobre o processo no qual estamos envolvido na nossa atividade profissional
  • Bem como nos aperfeiçoar intelectualmente,
  • Preferencialmente dentro da nossa área de atuação.

Não basta uma boa terra, uma boa semente. Temos que cuidar para que os frutos venham.

Tempo de colher

Ainda há outro fator muito importante, também teremos que esperar o tempo certo de fazer a colheita. Em uma casa que moramos, havia uma árvore frutífera da família dos cítricos, mas nós não sabíamos qual fruto seria produzido por aquela árvore. Tentamos descobrir e algum tempo depois apareceram os pequenos frutos, mas mesmo assim continuamos sem saber se eram limões, laranjas ou tangerinas. Quando achamos que já estava no ponto certo, colhemos uma delas para fazer o teste, mas só depois de cortá-la com um canivete descobrimos que era um limoeiro, mas que os limões ainda não estavam maduros. O fruto que colhemos estava sem nenhum caldo, tivemos que jogá-lo fora.

Muitas vezes acontece em nossa vida, antes da hora certa queremos colher o fruto, que ainda não está maduro e acabamos por perder o nosso trabalho e tendo que jogar fora o produto de tanta espera e investimento. Como já conversamos, tudo tem o tempo certo. Colher antes da hora é ruim e depois da hora também. Em ambos os casos, perdemos o fruto.

semeadura arvore Cleide Torres - O que é a Lei da Semeadura? Como acontece em nossa vida?
Imagem de dengmo por Pixabay

Lei da Semeadura em nossa vida Prática

Trabalhei com um ótimo profissional em uma grande empresa que depois de certo tempo, achou que não estava sendo reconhecido por não ter sido promovido e pediu demissão. Na minha visão, ele se precipitou e pode ter perdido uma excelente oportunidade, pois um outro que foi admitido junto com ele com a mesma formação em pouco tempo foi promovido a gerente do setor e alguns anos depois o encontrei e me disse que era diretor da empresa. Ainda lembra da mangueira que meu avô me aconselhou a plantar ? Só me daria mangas oito anos depois de plantá-la e se tudo desse certo. Se no sétimo ano eu perdesse a paciência por não ter frutos e a cortasse, teria perdido todo este tempo e esforço sem nenhum proveito.

É evidente que ainda há outros fatores que influenciam nossa colheita. Na agricultura, tem as chuvas, as secas, as geadas, as pragas, o uso correto de adubos, podas, etc.

Como acontece em nossa vida ?

Na vida real também temos muitos fatores fora do nosso controle. Também há outros que vão exigir nossa atenção e cuidado constante para que possamos fazer uma colheita satisfatória. Mesmo tendo preparado o terreno, escolhido uma boa semente e esperado o tempo certo. Minha filha usa uma expressão muito interessante e verdadeira para a situação: “Ninguém disse que seria fácil”.

Ninguém disse que seria fácil

Em conclusão podemos dizer que realmente a vida não é uma ciência exata e por isso, temos que fazer o melhor do que está ao nosso alcance para poder alcançar o resultado esperado. Se você plantar manga, pode ser que não a colha, mas se plantar laranja, tenho certeza que nunca colherá manga.

Pense nisso ! ! !

Lei da semeadura na Consultoria de Imagem

lei da semeadura Cleide Torres - O que é a Lei da Semeadura? Como acontece em nossa vida?
Imagem de dengmo por Pixabay

O mesmo acontece com a Consultoria de Imagem. Você deseja se tornar um Profissional da Imagem, então pesquisa sobre a profissão, identifica em si o perfil de Consultor de Imagem – e percebe que tem os Soft Skills necessários.

Então procura um bom curso de formação em Consultoria de Imagem.

Você faz esse curso, porém vai perceber que precisa de mais conhecimento para realmente dar um atendimento de qualidade ao seu cliente e ter segurança em seu serviço.

Atualmente não existem Instituições de graduação em Consultoria de Imagem. O que encontramos são escolas famosas que cobram pequenas fortunas por seus cursos de formação. Ainda bem que temos ótimos profissionais que ensinam como realizar uma consultoria completa, ministrando cursos onde é apresentado o conteúdo necessário.

Outra vantagem desse cursos é que são dados por especialistas em determinadas áreas, o que é um diferencial. Como são sobre temas diferentes, podem ser realizados no seu tempo e comodidade. De acordo com o desenvolvimento da profissão, a medida que for tendo experiência, você vai sentir quais cursos precisa e qual conhecimento necessário para que possa dar um atendimento final de excelência para seus clientes.

Você vai entrar no processo de aprimoramento profissional fazendo outros cursos para realmente trazer o melhor para os clientes, são Hard Skills.

Desenvolver sempre

Lembre-se que como Consultor de Imagem, Personal Stylist ou Visagista, veja as diferenças aqui – você vai entrar na vida de uma pessoa, descobrir sua personalidade, seu desejo de imagem, seu estilo, suas preferências, para finalmente poder fazer as indicações necessárias a sua aparência como um todo – seu corte de cabelo, seus óculos, seus acessórios, maquiagem, roupas, cores, sapatos, bolsas e tudo mais onde seu cliente precisar de ajuste para realização da Imagem Pessoal.

Formações Complementares Indicadas

  • Curso de cores – Teoria das Cores e Prática de Análise Cromática
  • Personal Stylist
  • Personal Shopper e
  • Visagismo

Algumas Especializações Previstas

  • Auto Maquiagem e Maquiagem Visagista
  • Comportamento- Postura Pessoal, Profissional e Etiqueta
  • Dresscode Empresarial
  • Consultoria Masculina
  • Colorimetria Capilar, entre outros

Habilidades Desenvolvidas

  • Atendimento online
  • Conhecer ferramentas específicas
  • Desenvolver material estratégicos
  • Contratos, entre outros

Assim, você vai criar a sua forma de atender baseada nos conhecimentos que já tem e a cada dia você vai perceber qual área você gosta mais para poder se dedicar a fazer mais cursos dentro do mesmo setor para enfim se tornar um Especialista.

Em conclusão, como na Lei da Semeadura, será preciso escolher a semente, preparar a terra, fazer a cova, plantar, regar, tirar os invasores e esperar o tempo certo, para enfim colher os bons frutos do seu esforço pessoal, investimento e paciência.

Analogamente em sua Vida como Profissional de Imagem o preparo o desenvolvimento e o tempo serão decisivos para a conquista de clientes e obtenção do retorno financeiro.

O que temos de certo é que se sua paixão está nessa profissão, seu caminho será suave e cheio de emoções positivas, pois nada melhor que ajudar alguém a se encontrar através de um projeto de Imagem, mostrar a sua Arte, e imprimir sua marca pessoal onde chega.

Escrito por
Cleide Torres
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que Eu faço,

Cleide Torres

Cleide Torres auxilia clientes em autoimagem e expressão. Especialista em Consultoria de Imagem e Visagismo, sua metodologia incentiva a se observar em detalhes e alcançar a imagem mais adequada aos seus objetivos. Cleide Torres ajuda você a cuidar bem de si mesmo!

#segredosdaaparencia

Cleide Torres Cabelos Cor e Forma Visagismo
Cleide Torres Imagem & Visagismo

“/Meu objetivo é equilibrar a Individualidade que vem de dentro com a Imagem que se vê por fora/”

Brazil Chapter

Cleide Torres AICI E FIPI Member
Cleide Torres Member

EBOOK

Ebook grátis Visagismo Cleide Torres 1 - O que é a Lei da Semeadura? Como acontece em nossa vida?