Como criar hábitos

Como criar hábitos

Contar Segredos da Aparência
pexels andrea piacquadio 3758105 961x1024 - Como criar hábitos
Como criar hábitos: uma luz no fim do túnel.

Socorro! Uma montanha de trabalhos acumulados, uma lista de tarefas, mil coisas para fazer e está difícil dar conta de tudo! O que eu vou fazer?
Não precisa enlouquecer, tem um jeito muito simples para resolver tudo: Criar hábitos. Afinal, quando tudo está organizado fica mais fácil fazer, mais fácil dar conta e mais fácil dar certo.

O mundo está, sem dúvidas, mais complexo, muitas coisas são exigidas de nós e precisamos estar prontos para lidar com tudo. Nem sempre iremos conseguir mas, sempre podemos tentar e o caminho mais fácil para chegar no sucesso é deixando sua vida nos trilhos, organizando suas tarefas e mudando seus hábitos.

“Como criar e organizar meus hábitos e rotina?”

Vamos dividir isso tudo com perguntas bem simples que você pode se fazer para mudar e ajeitar sua rotina:

Começando…

“O que eu vou colocar e tirar da minha rotina?”

Primeiramente, comece pelo mais simples: Repensar seus hábitos e tarefas. Tire um tempo para se perguntar “De todas essas coisas que eu tenho, que eu realmente preciso fazer?” “De todas essas coisas, o que eu não preciso fazer?” Fazer uma limpeza nessas tarefas pode te ajudar. As vezes gastamos tempo possivelmente produtivo com coisas que nos fazem cada vez mais procrastinar e enrolar tudo que temos a fazer, dessa forma vai tudo ficando acumulado e nada vai sendo feito, causando frustração e excesso de trabalho.
Então, antes de mais nada, passe sua rotina e suas tarefas no filtro!

“O que fazer com meu tempo?”

Divida seu tempo de acordo com o que você tem a fazer. Se você tem 1 hora para duas atividades, separe meia hora para cada ou use a uma hora para fazer a atividade que tem urgência em ser finalizada. Assim, separe as atividades de acordo com o seu tempo disponível para que nada fique sendo protelado nem que nada fique sem ser feito. Dividindo e organizando seu tempo, você consegue usá-lo da melhor forma.

“Não sinto que tenho hábitos, como criar?”

Busque inspirações sempre. Busque dentro de você, assim como em pessoas que você admira, busque em tudo que você puder e onde você conseguir. O importante é estar bem e inspirado no que você está fazendo. Estar feliz é extremamente importante para manter sua rotina caminhando de forma correta.
Caso você não goste tanto do que você faça, mude sua forma de ver isso, se esforce para ver beleza no que você tem pois sempre há algo de bom em tudo. Admirando algo, você gostará disso e então terá mais facilidade para fazer pois vai encarar como algo benéfico para você.

“O que posso usar para me ajudar?”

Temos a boa e velha agenda para nos ajudar a organizar tudo direitinho. Também tem o planner, você já conhece? As agendas virtuais no seu telefone funcionam semelhantemente às físicas , você já usou? Eles são ajudas maravilhosas! Neles você tem os dias da semana e, em alguns, até os horários. São formas excelentes de organizar suas atividades. Você separa as tarefas por dias e vai ajeitando tudo conforme o tempo que você tem disponível. Digamos que você tenha 2 horas por dias e 8 atividades para fazer, separe as tarefas por urgência no horário disponível, você poderia, por exemplo, colocar 1 hora para cada tarefa ou ajeitar uma tarefa que te tome cerca de 1 hora e meia com outra que dure menos, até 30 minutos.

Mantendo…

“Meus hábitos estão sendo os mais adequados para mim?”

Aprender a rever as atitudes e hábitos é uma virtude. Questionar nossos hábitos sempre é bom pois nesse questionamento (sempre respeitando nossos limites, claro!) podemos ver o que tem nos edificado e o que tem nos atrapalhado. Não hesite em mudar atitudes se você julgar que elas precisam ser mudadas. Respeite seus limites e adapte sua rotina a você.

“Eu tenho o hábito de cuidar de mim?”

Cuidado pessoal é mais do que skincare ou maquiagem, cuidado pessoal é cuidar de tudo na sua vida, cuidar do seu interior tanto quanto do seu exterior. Fazer de você sua prioridade deve ser sua prioridade. Seus hábitos devem conversar com sua necessidades e jamais ultrapassar a barreira do que é saudável e bom para você. Crie hábitos saudáveis que te ajudem a melhorar sua rotina, que te façam trabalhar melhor, cuidar melhor dos seus assim como ter melhor rendimento no que você se propor a executar.

“Meu corpo e mente gostam dos meus hábitos?”

Criar hábitos de cuidados pessoais é tão importante quanto hábitos de rotina que envolvam quer sejam trabalhos fora e dentro de casa. Uma mente que não está feliz é provável que não produza adequadamente e com a qualidade e frequência que poderia criar, caso estivesse bem. Igualmente, reveja sempre se seus hábitos são bons também para seu corpo. Uma rotina sem bons hábitos de saúde posteriormente te trará problemas. Separe um tempo da sua rotina para fazer algo que te relaxe, algo que te deixe feliz, sem qualquer obrigação nem atrelada a nada, somente o que deixa sua cabeça feliz e seu corpo saudável.

“Uma ideia surgiu do nada, e agora?”

O jeito é anotar para não esquecer. Tanto ideias que te ajudem na execução das suas tarefas, quanto uma tarefa que você lembrou que tinha que fazer ou algo novo que eventualmente surgir. Anotando na sua agenda ou no planner, abrindo o telefone e anotando na agenda virtual você não irá esquecer nem postergar já que o que está anotado vira um compromisso seu com você mesmo.

“Estou cuidando de tudo em mim como eu deveria?”

Cuidar da saúde mental é primordial para que tudo flua na sua vida. Uma pessoa bem consigo mesma é uma pessoa que vai estar bem no trabalho. Estar bem na sua relação intrapessoal, ou seja sua relação consigo mesmo, vai resultar estar bem nas relações interpessoais, as relações que você tem com outras pessoas.
Pedir ajuda quando tudo está fora do controle é o ideal. Bons psicólogos estão prontos para te ajudar a colocar tudo em ordem na sua mente. Não hesite em procurar ajuda principalmente quando você perceber que está necessitando, quando você notar que algo está diferente em você e que isso não te deixa feliz mais.

“Quando algo se torna um hábito?”

Há quem diga que 21 dias é o necessário para que uma atitude repetida vire um hábito. O segredo é esse, começar e progredir! No momento em que você determinar para você mesmo que tem algo a fazer e seguir nesse propósito, persista para que aquilo se torne um hábito. Estabeleça sua nova atitude e insira ela na sua rotina diária. Tão logo você perceberá que já faz sem notar e que isso foi definitivamente incorporado na sua rotina.

“O que mais posso fazer por mim?”

Não desista! Você precisa mudar e, principalmente, precisa manter as mudanças que conseguir fazer. Mudar, acima de tudo, é um processo de transformação e você precisa incorporar tudo isso na sua rotina, no seu comportamento., por você e para você Várias coisas podem e devem mudar, portanto, não desistir e tentar é o que de mais bonito você vai fazer por você mesma. Mudou o cabelo, a maquiagem, o guarda-roupa, o estilo? Continue com esses hábito, leva tempo mas a recompensa é maravilhosa!

Dar o pontapé inicial é o que vai fazer com que você ande para a frente! Que tal começar dando uma sacudida no que você vê no espelho?

Deixo aqui alguns livros para que você se aprofunde no assunto:

410rDocIvnS. SX336 BO1204203200  - Como criar hábitos
Livro de BJ Fogg sobre mudanças de hábitos. É só clicar na imagem.
51oShkkt2L. SX334 BO1204203200  - Como criar hábitos
Livro de Stephen R. Covey sobre hábitos. É só clicar na imagem.

Criar hábitos vão te fazer alguém melhor e mais feliz e decerto vão te ajudar a alcançar seus objetivos. Cuide de você, faça por você e para você. Seja você seu maior motivador!

Escrito por
Cleide Torres
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.

O que Eu faço,

Cleide Torres

Cleide Torres auxilia clientes em autoimagem e expressão. Especialista em Consultoria de Imagem e Visagismo, sua metodologia incentiva a se observar em detalhes e alcançar a imagem mais adequada aos seus objetivos. Cleide Torres ajuda você a cuidar bem de si mesmo!

#segredosdaaparencia

Cleide Torres Cabelos Cor e Forma Visagismo
Cleide Torres Imagem & Visagismo

“/Meu objetivo é equilibrar a Individualidade que vem de dentro com a Imagem que se vê por fora/”

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.