Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo

Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo

Contar Segredos da Aparência
girassol cores arco iris - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Foto de Susanne Jutzeler no Pexels

Sabia que as cores são um tipo de linguagem com a qual nos comunicamos? Assim como as palavras e os sons a cor também nos permite contar uma história. É  através desse simbolismo da cor que temos a construção da linguagem específica das cores que se conecta com a diversidade cultural do homem.  Existe um significado das cores, uma Psicologia da Cor.

O autor do livro “A Cor como Informação” Luciano Guimarães faz uma pequena conversação em seu capítulo sobre os aspectos culturais da cor e traz uma citação para exemplificar como a cor pode ser tão eficiente quanto as palavras para passar uma mensagem:

“O texto pode ser elemento primeiro (unidade de base) da cultura. A correlação de texto com o todo da cultura e com o seu sistema de códigos se manifesta no fato de que, a níveis diversos, uma mesma mensagem pode apresentar-se como texto, como parte de um texto ou como todo um texto.” Lotman te al. Tesi per un’analisi semiotica delle culture, in Lotman & Uspenskij, Ricerche semiotiche, p. 199.

Assim ele comenta que a cor, mesmo como algo meramente visual, assume o papel de informação cultural como um texto carregado de simbolismo.

Aspectos Culturais da Cor

Cultura é um sistema de códigos socialmente compartilhados, por exemplo, o amarelo presente em nossa bandeira, o que ele te lembra? Alguns lembram de ouro, outros lembram de uma sensação de alerta e alguns lembram de futebol, por ser a cor da roupa da seleção brasileira.

A primeira palavra que surge em sua mente quando pensa nessa cor é  normalmente uma questão cultural, pensamos nessas palavras por estarmos no Brasil e termos ouvido por ai sobre futebol e sobre como o amarelo da bandeira simboliza o ouro de nossas terras. Se você pensou em alerta você associou a cor aos sinais de trânsito, que tem o amarelo como “preste atenção, o sinal já vai fechar!”.

energia amarela - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Foto de Caio no Pexels
happy amarelo - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Foto de Designecologist no Pexels

O curioso é pensar que as vezes essa mesma cor traz outros significados em culturas diferentes das nossas. Nos Estados Unidos por exemplo, o amarelo  é muitas vezes um representante da felicidade e alegria, enquanto em outras culturas essa cor é tida como relacionada a loucura, mentira ou traição. Para os árabes o amarelo significa vida, e para os rabinos simboliza a palidez.  Como vemos, a psicologia da cor e o significado das cores varia muito.

Classificação Cultural das Cores

Quantas cores tem no arco-íris? Se você  respondeu sete será que sabe nomear todas? Desde que Isaac Newton provou em 1704 que o arco-íris tem sete cores somos ensinados assim. As cores que Newton viu foram o vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Isso mesmo, anil! Foi essa que você teve que pensar muito para lembrar não  é?

Isso por que na nossa cultura essa cor já  não  é  tão falada. Se perguntarmos para uma criança que não sabe quantas cores tem no arco-íris, as probabilidades de ela falar sete são muito baixas, pois a maioria das pessoas enxerga com dificuldade o violeta, imagine o anil que é a cor de transição entre o azul e o violeta!

Significado da Cor depende do Local

A percepção das cores também se altera quando mudamos o local geográfico. Isso ocorre pois o planeta tem climas diferentes e em Londres, por exemplo, a maioria do tempo o céu  está nublado. Com o céu  nublado é muito mais fácil perceber a transição do azul para o anil e para o violeta, pois o cinza do céu é uma cor neutra.

Diferenças Culturais no simbolismo da Cor

Falando de outras cores agora, o preto, por exemplo, possui diferentes classificações culturais, ou seja, em cada cultura ele representa um sentimento. Em algumas culturas o preto significa o vazio, a tristeza e a solidão, em outras representa simplesmente o luto.

Mas na China o luto é representado pelo branco, pois a interpretação dada a morte é diferente, ao invés de ser algo triste e negativa, é algo positivo e é entendida como elevação espiritual. Ainda em outras culturas a tristeza e a solidão são representadas pela cor azul, e é  daí que nasceu o estilo musical “Blues”.

azul solitário - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Foto de Lukas Rychvalsky no Pexels

Significado da Cor – Psicologia da Cor

Vamos conversar um pouco sobre o significado das cores e a psicologia da cor. Como vimos anteriormente cada cor tem um significado diferente em culturas distintas, mas para que possamos entender textos que se comunicam de forma cromática podemos escolher uma cor que é simbolicamente a primeira, o vermelho.

O vermelho é uma cor que possui uma carga emocional forte, quando pensamos nessa cor pensamos no amor, na paixão, na raiva, em geral sentimentos fortes. A física explica tal fato pelo comprimento de onda da cor, que fica no limite entre visível e invisível, ou seja, se o comprimento fosse um pouco diferente, não  poderíamos enxergar a cor. Por isso nossos olhos tendem a achar essa cor um tanto quanto agressiva. 

Outro aspecto que nos deixa a impressão de força da cor é a semelhança com o fogo, o que também nos leva a pensar que a cor remete a algo proibido pois não podemos tocar no fogo. Também  é a cor do sangue, que remete a violência mas também lembra vida e intensidade. 

Apenas para começar . . .

Em oposição ao vermelho no círculo  cromático temos o verde, e como uma boa HARMONIA COMPLEMENTAR enquanto o vermelho nos traz sensações fortes e violentas, o verde nos lembra tranquilidade e esperança. Essa oposição é um clássico  água e fogo, o primeiro representado pelo verde e o segundo pelo vermelho.

O verde também  é a cor predominante nos campos de futebol e em vários  outros esportes, o que nos dá a sensação de esperança e destino. Atualmente também remete a riqueza, tomando o lugar que era da cor de ouro, o amarelo. Isso pois o verde é a cor do dólar, e quem tem muitos “verdinhos” tem muita riqueza e esperança certo?

Simbolismo

Também  é uma cor vista como permissão, “fulano deu o sinal verde”, sempre opondo o vermelho que vemos nos sinais de trânsito como “pare!”. Contudo, voltando ao vermelho, o temos com duas conotações, uma boa que simboliza amor, paixão, vivacidade e calor, e outra ruim que remete a raiva, agressividade e violência. 

A cor adquire o simbolismo que é impresso nela, no espaço em que ocupa. Sendo assim, pode ser utilizada de diversas maneiras para significar uma de suas conotações implícitas. Se existe uma canção chamada vermelho, uma que você nunca ouviu mas só de ler seu nome você pode começar a imaginar qual caminho ela tomará. Pode ser que ela fale sobre uma paixão violenta e intensa, ou pode ser que ela conte a história de um dia sanguinário.

É por esse motivo que temos muitos movimentos históricos com nomes de cores, como por exemplo os exércitos vermelhos que remetem a força e para os inimigos, ao sangue.

O que é Psicologia das Cores e Significado da Cor?

A psicologia das cores é um estudo que explica o que nossa mente entende quando vemos uma determinada cor. Nesse estudo vemos o que imprimimos quando vemos uma pessoa usando determinada cor, e esse estudo é muito importante, uma vez que é o que nosso subconsciente entende de tal escolha.

Cor Branca

O uso do cor branca remete a limpeza, organização, simplicidade, harmonia, otimismo, estabilidade, divindade, coisas boas e juventude. Tudo isso pois a mensagem da cor branca nos lembra de pureza e uma pessoa pura. Essa pureza é  entendida como alguém que quer tudo na devida ordem, uma pessoa “certinha”.

A reação  psicológica a essa cor é a de clareza de pensamentos, purificação da mente e busca por vencer obstáculos. Quando o utilizamos em roupas também pode trazer a sensação de inocência, confiabilidade e sofisticação.

branco - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Victoria Beckham – Public Domain

Cor Azul

Essa cor lembra paz, sinceridade, amizade, fidelidade, verdade, confiança, tranquilidade e profundidade. É uma cor de aspecto sereno e para algumas pessoas simboliza a tristeza e a frieza das coisas que a tem como dominante, como o gelado mar ou uma grande geleira.  

Psicologicamente falando essa cor acalma, mas dá a sensação de distância e frio. Pode não ser muito boa para utilizar se você trabalha diretamente com clientes, mas ela também nos gera a sensação de criatividade, intuição, equilíbrio e calma.

azul 666x1024 - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Victoria Beckham – Public Domain

Cor Cinza

Uma cor que passa que essa pessoa tem caráter forte, gera confiabilidade, sabedoria, mas também lembra velhice e tristeza. Na verdade ela transmite mensagens diferentes dependendo do tom.

Essa cor nos traz uma reação  psicológica de credibilidade ligada aos tons escuros. Também cria expectativas em quem a vê e é simbolismo do refinamento, de eficiência e de uma pessoa clássica e altruísta. Quando mais escura remete a autoridade.

cinza - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Victoria Beckham – Public Domain

Cor Verde

Cor de esperança, renovação, saúde, idealismo, juventude, cura, abundância, tolerância e paz. Uma cor com uma mensagem clara de tranquilidade, afinal, gera a sensação de estar em um campo vendo o vento através do movimento das folhas, ou a sensação de vitória quando seu time de futebol ganha e todo aquele verde do gramado brilha.

É uma cor de conexão com a natureza e que dá a sensação de relaxamento. Então esse efeito psicológico é bom para ambientes de estresse constante e em tons claros remete a novidade e em tons escuros lembra prestígio e nobreza.

verde 576x1024 - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Victoria Beckham – Public Domain

Cor Azul Marinho

Empreendedorismo, confiabilidade, tradicionalidade, dignidade, honestidade e organização, essas são as características que essa cor demonstra. Assim como o azul, o azul marinho é uma cor de profundidade, ela estimula conversas e pensamentos.

O quesito psicológico dessa cor ajuda na produtividade e estimula a clareza dos pensamentos. É uma ótima cor para escritórios que precisam de estímulo aos funcionários pois, além de tudo, é uma cor que traz honestidade, organização e trabalho.

Azul Marinho 539x1024 - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Victoria Beckham – Public Domain

Cor Rosa

Rosa é uma cor feminina, juvenil, que traz a lembrança sensibilidade, amabilidade e suavidade. Ótima cor para quem trabalha com crianças. Para essa cor, quanto mais perto do vermelho o rosa for, mais forte parecerá quem a usa.

Psicologicamente tons de rosa brilhantes estimulam a energia e causa em algumas pessoas o aumento da pressão arterial, da pulsação e da respiração, ao mesmo tempo que incentiva sentimentos de movimento, ação e confiança! Os tons mais claros trazem proximidade e acessibilidade, o que gera a sensação de que a pessoa que a usa é muito aberta e receptiva. Boa cor para psicólogos!

Rosa 508x1024 - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Victoria Beckham – Public Domain

Cor Laranja

O laranja é uma cor quente, e quando pensamos em calor certamente pensamos em verão, e com esse pensamento sabemos que o laranja é cheio de energia, entusiasmo, sociabilidade, senso de humor, euforia, prazer e empreendedorismo. 

Cor que estimula psicologicamente a atividade, o mover, sair do lugar, o apetite, e incentiva a praticar esportes. Assim, essa cor representa pessoas espontâneas, audaciosas e que as vezes podem não ser muito levadas a sério. É boa para restaurantes e comediantes.

laranja - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Victoria Beckham e Karl Lagerfeld – Public Domain

Cor Amarela

Criatividade, alegria, otimismo, calor, impulsividade, divindade e riqueza, esses são os adjetivos que descrevem essa cor. Uma cor que passa mensagens inteligentes e felizes, mas também passa a impressão de estar atarefado e ocupado.

Essa cor chama a atenção, e por isso estimula o sistema nervoso, incentiva a comunicação, a memória ativa e processos mentais. Ela também faz com que a pessoa que a está vendo sinta pressa, por isso é uma cor muito usada em fast foods, pois faz com que você queira deixar logo o seu lugar para outra pessoa o aproveitar. Por isso ela pode causar ansiedade e irritação.

amarelo - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Victoria Beckham – Public Domain

Cor Vermelha

Como discutimos antes o vermelho é uma cor de estímulo, de paixão, intensidade, drama, valor e excitação. Costuma aumentar o entusiasmo e estimular a energia de quem a vê. É uma cor que representa pessoas apaixonadas pelo que fazem, portanto, pessoas cheias de energia e emoção.

Assim como a cor amarela, essa cor pode aumentar a pressão  arterial, os batimentos cardíacos e a respiração, mas ao contrário do amarelo, ela gera sensação de proteção contra a ansiedade e contra o medo. Psicologicamente simboliza o perigo, a sensualidade e chama atenção. Tons mais escuros como os de vinho e ameixa simbolizam sofisticação, realeza e diplomacia.

vermelho - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Victoria Beckham – Public Domain

Cor Lilás

Essa cor clara é  artística, original, mística e pode ser vista como triste. A reação dos nossos olhos a ela é calmante, criando uma sensação de espiritualidade e incentivo a criatividade. Além disso, é uma cor que quanto mais escura mais nobre é, gera até  mesmo a sensação de ser inatingível. Em tons mais claros é mais sonhadora e espiritual. 

lilás 564x1024 - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Victoria Beckham – Public Domain

Psicologia da Cor no Estilo Pessoal


Humberto Eco diz que a variação de interpretação de uma imagem é bem-vinda, mas que os significados só fazem sentido se eles estiverem ligados ao corpo físico da imagem – aos elementos intrínsecos da imagem. Além disso, ao ler uma mensagem é preciso considerar o contexto no qual ela foi criada, no caso, o contexto da Victória Beckham, os significados do look para ela mostrados acima.

Sendo assim, o leitor de qualquer imagem não é passivo, ele cria significado conforme seu repertório de vida! Por isso os significados das mensagens variam conforme os contextos das diferentes culturas. Mesmo em pessoas de uma mesma cultura há variações conforme os conhecimentos e vivências de cada um.


Certamente, além do espaço e de quem lê as mensagens no espaço, as mensagens se enriquecem com o tempo. A mesma pessoa olhando uma mesma imagem – no caso um look, hoje e daqui uns tempos, as mensagens mudam, ficam mais ricas.


Com isso, cada diferente interpretação de uma imagem feita por diferentes pessoas ou pela mesma pessoa em diferentes tempos enriquecem a mensagem. São como percepções de diferentes facetas de um todo. Em leitura de imagem chamamos isso de Estética da Recepção. Inegavelmente, isso que é estudado em leitura de imagens, que veremos em outros posts sobre Consultoria de Imagem.

Ciência de Percepção

Isso é ciência da percepção. Tem na imagem, mensagem, comunicação, PROJETADA (aquela que enviamos, que controlamos) e tem a percebida, que a “leitura” que o outro faz, conforme experiências, crenças e expectativas. Isto não controlamos, varia de pessoa para pessoa.


Por isso é importante o estudo dos elementos visuais e das questões sobre composição visual, elas precisam ser bem explorados na Consultoria de Imagem, o foco dos estudos caminhará em como se cria e como se recebe uma imagem.

Devemos a partir de agora perceber que na Consultoria de Imagem essas percepções, leituras e interpretações são relativas, não são absolutas.

É isso! Cada um presta atenção, sente, percebe o mundo de um jeito. Tem autores da psicologia social que chamam isso de “dimensão subjetiva da realidade”.

A neurociência explica que o cérebro funciona por associação, para economizar energia. Pensar, intepretar, gasta muita energia. Então cada um associa às suas experiências, crenças e expectativas.

Simbologia da Cor no Estilo Pessoal

Como Consultores de Imagem, para sermos flexíveis e com percepção mais elástica precisamos de autoconhecimento e muita atenção para respeitar e compreender a essência de cada um dos nossos cliente e a nossa própria essência também. “Conhece-te a ti mesmo ” Sócrates.

O significado simbólico do que vestimos é muito pessoal. Ao vestir uma roupa, ao senti-la, passo a me comportar de acordo com o significado que ela tem para mim. Em cada cultura, região, existem significados do “senso comum”, ditos universais, que permeiam nosso contexto e que em algumas situações fazem sentido para quem deles se apropria.

No entanto, não podemos considerar isso como algo absoluto. Por isso é muito importante, escutar o cliente, validar seus significados para que sua comunicação visual esteja fortemente conectada à sua essência. A percepção do outro é algo incontrolável justamente pelo que falamos até agora, vieses de história de vida, cultura, etc.

Quando o Humberto Eco fala sobre os limites da liberdade de interpretação, é justamente isso, ela é válida quando na interpretação há indícios da imagem física, ou seja, a interpretação não se decola dos elementos visuais expressivos que compõe a imagem e que abordamos muito bem aqui.

Constante Expansão


A visão da neurociência, da psicologia, da arte e de todas as outras áreas do conhecimento expandem muito a compreensão da imagem pessoal! Somos um universo em constante expansão e isso é uma delicia!

São fundamentos técnicos dessas diversas áreas que se complementam e que quando utilizados de forma isenta, no sentido de nos colocarmos no lugar onde está nossa cliente, nos faz um Consultor melhor.

Falando na Teoria dos Estilos Universais que é a nossa base, de onde partimos, devemos considerar que os elementos dos estilos podem ser vistos/sentidos de forma diferente para cada uma de nossas clientes e devemos sempre considerar isso.

Subjetividade ou Assertividade?

Uma peça teoricamente dramática pode ser perfeita para uma pessoa cujo estilo dramático é o seu natural, como nos exemplos da Victoria Beckham vistos abaixo, mas, pode ser excessiva para outra pessoa, que precisa “menos” para se sentir dramática. E assim por diante.

cor discreta - Psicologia da Cor. A Cor como Simbolismo
Victoria Beckham e famíla – Public Domain

A Victoria Beckham imprime seu Estilo Natural Dramático em TODOS os seus Looks, até mesmo usando uma cor neutra que tem como conotação passar a ideia de discrição, seu Estilo Dramático se apresenta, temos que perceber seu Lifestyle, sua profissão, sua cultura, o local onde ela está indo quando usa um look e etc… Todos são estudos de imagem, para podermos definir o que o look informou através da cor e do estilo.

E também que além do Estilo que é natural da pessoa, devemos considerar os seu desejos de imagem para então trabalhar os efeitos psicológicos, com fundamentos técnicos, mas com consciência de que controlamos em parte como somos vistos, como nos prova a Semiótica, mas não 100%, pois em parte, o efeito depende do observador, como nos prova a Psicologia.

Pois fora do contexto da criação do Look seu efeito pode ser alterado. Por isso usar um look que não está apropriado ao local onde você está inserido é tão perigoso, pois sua mensagem pode ser catastrófica num conceito para onde não foi criado.

Estética da Cor e do Estilo

Aqui entra a questão da estética pessoal, do respeito ao modo como as pessoas organizam os elementos visuais em sua imagem e que delineia o estilo. Estética é algo também muito interessante para estudar! Amplia sua Visão, refina o olhar!

Temos por exemplo a estética clássica/ renascentista – que traz a imagem de Leonardo da Vinci como equilíbrio das proporções. Temos a estética barroca – bem carregada. A estética medieval – que quebra proporções deixando a imagem alongada e transcendente e todas as ricas vertentes estilísticas modernas!

Quando estudamos como os elementos visuais se organizam nas diferentes estéticas, podemos nos aprofundar ainda mais na complexidade do estilo e na importância de respeitá-lo porque ele é baseado em valores!

Gostou de saber um pouco sobre o significado de cada cor e a psicologia por trás das cores ?

E então, ficou alguma  dúvida? Qual roupa você vai usar para o trabalho amanhã? Quer compartilhar comigo, me envie uma mensagem!

Eu gostei!

Escrito por
Cleide Torres
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.

O que Eu faço,

Cleide Torres

Cleide Torres auxilia clientes em autoimagem e expressão. Especialista em Consultoria de Imagem e Visagismo, sua metodologia incentiva a se observar em detalhes e alcançar a imagem mais adequada aos seus objetivos. Cleide Torres ajuda você a cuidar bem de si mesmo!

#segredosdaaparencia

Cleide Torres Cabelos Cor e Forma Visagismo
Cleide Torres Imagem & Visagismo

“/Meu objetivo é equilibrar a Individualidade que vem de dentro com a Imagem que se vê por fora/”

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.