Harmonia das Cores: Guia definitivo sobre Combinar Cor

Harmonia das Cores: Guia definitivo sobre Combinar Cor

Contar Segredos da Aparência
cores cleide torres - Harmonia das Cores: Guia definitivo sobre Combinar Cor
Foto Canva

Sempre tentamos combinar cores e estamos constantemente com o dilema de se isso combina com aquilo na cabeça. Isso se chama Harmonia das Cores, quando uma cor complementa a outra e revela uma imagem gostosa de se ver. Existem algumas formas de harmonizar cores, ou seja, de combinar uma cor com outra, e podem ser feitas com todas as cores, levando em consideração se são quentes ou frias, intensas ou suaves e entre outros. Essa harmonia é constatada também  através da análise da Roda de Cores ou Círculo Cromático. Harmonia ao combinar cores, uma cor combina com a outra, é o que veremos aqui.

Para saber mais sobre como combinar suas roupas e ter um look harmônico, clique aqui e baixe o EBOOK CORES.

Dimensão das cores no combinar da cor

Para entender mais sobre a Harmonia de combinar as Cores, vamos conversar um pouco sobre como a cor funciona. Para começar é bom entendermos que as cores tem qualidades, ou seja, são descritas por algumas características básicas que fazem dela uma cor X ou uma cor Y. Essas características são as dimensões das cores, e são compostas por valor ou profundidade de cor, saturação ou intensidade, temperatura e família ou matiz.

Saturação das Cores

A saturação das cores é utilizada para saber se a cor é opaca ou viva, se ela é suave ou intensa, serve para medir a intensidade da cor aos olhos. Quanto mais pura for a cor, ou seja, sem adição de preto, branco, marrom ou cinza, mais intensa e brilhante ela é. E portanto, quanto mais houver a presença do cinza, mais suave e opaca ela é. 

Valor ou Profundidade das Cores

O valor de cada cor indica se ela é clara ou escura, ou seja, se tem mais adição de branco que uma outra, ou mais adição de preto. Quanto mais escura é a cor, mais adição de preto ela contém, isso faz dela mais profunda. Quanto mais clara, menos profunda ela é, e portanto, possui menor valor.

Temperatura

Essa nomenclatura remete a exatamente o que a palavra temperatura nos lembra, está quente hoje? Isso também  é aplicável para as cores. Serve para indicar se a cor é quente, fria ou neutra, quanto mais adição de azul, mais fria é a cor, e quanto mais adição de amarelo, mais quente ela é. Também existem as cores neutras, que possuem o equilíbrio de temperatura, ou seja, tem presença de azul e amarelo na mesma quantidade.

Matiz ou Família 

Representa o nome que damos a uma cor, sim, vermelho, azul, rosa, todos esses nomes são a matiz de cada uma dessas cores. Também  é chamado de família pois cada cor pode variar de grau de intensidade ou valor, mas continua sendo a mesma cor. Por exemplo, o rosa claro e o rosa choque são da família do rosa, mas são diferentes na intensidade. 

TIP – Temperatura, Intensidade e Profundidade para harmonia no combinar das cores

O que é TIP? Isso é uma pergunta muito comum aos meus ouvidos. TIP é uma sigla que significa Temperatura, Intensidade e Profundidade, os tópicos que acabei de explicar aqui a cima. Esses três  são  essenciais para a realização da Análise  Cromática, as três  dimensões da cor. Podemos quase dizer que são nossas “cores primárias”… Estas considerações são muito importantes para a harmonia de combinar cores, pois o estudo da cor é complexo.

Harmonia das Cores – Arte de combinar cor

Agora que entendemos um pouco mais sobre as cores voltemos a falar um pouco sobre Harmonia de Cores. Vamos lembrar que harmonia é a combinação de cores que é boa aos olhos, da uma sensação de ordem e equilíbrio! Nosso cérebro reage mal a coisas não  harmônicas, se sentindo desconfortável com exageros pois não consegue organizar o que vê, e por isso buscamos tanto a combinação que seja harmônica.

Harmonia Monocromática

Essa combinação em particular é feita a partir de uma cor que será  trabalhada com sua mesma matiz somente variando em intensidades, ou seja, tonalidades. Se a peça escolhida for azul escuro, ela deve ser trabalhada com azuis mais claros ou mais escuros que a original, assim, cria-se a harmonia monocromática. 

cor monocromatica - Harmonia das Cores: Guia definitivo sobre Combinar Cor
cor monocromática quente cleide torres - Harmonia das Cores: Guia definitivo sobre Combinar Cor

Harmonia Complementar

Nessa combinação são usadas duas cores que estão em posições opostas no círculo  cromático, é uma combinação com mais contraste. Cores opostas no círculo  cromático são chamadas de cores complementares, e é assim que surgiu o nome dessa harmonia.

Para fazer essa combinação basta escolher uma peça de uma cor específica e ver qual é a cor oposta no círculo cromático, sendo assim, usando o exemplo anterior do azul, a cor complementar seria o laranja.

cor complementar cleidetorres - Harmonia das Cores: Guia definitivo sobre Combinar Cor

Harmonia Análoga 

Essa é uma combinação bastante elegante e passa um ar de uniformidade. Ela é obtida a partir da união de duas ou mais cores que aparecem lado a lado no círculo  cromático, tanto para a direita quanto para a esquerda. Elas tem o nome de análogas pois possuem uma mesma cor básica e tem contraste médio.

Nessa combinação o nosso queridinho azul poderia ser combinado com o azul-celeste ao seu lado direito e com o verde, ou com o roxo ao seu lado esquerdo e o azul escuro, ou ainda com o azul-celeste e com o azul escuro! Lembrando que o azul e o roxo  não  são da mesma família pois o roxo  possui  adição de vermelho e não somente de branco ou preto! Uma pequena dica para essa harmonia é tentar colocar um acessório de uma cor complementar da sua combinação, para quebrar um pouco.

cor análoga cleide - Harmonia das Cores: Guia definitivo sobre Combinar Cor
cor análoga cleide torres - Harmonia das Cores: Guia definitivo sobre Combinar Cor

Uma pequena dica para essa harmonia é tentar colocar um acessório de uma cor complementar da sua combinação, para quebrar um pouco.

Harmonia Tríade

Essa é uma combinação interessante pois reúne três cores que estão  equidistantes no círculo  cromático, ou seja, cores que tenham exatamente a mesma distância de uma para a outra. É uma combinação muito versátil e divertida, pois conserva a riqueza das cores e é de grande contraste, não tanto quanto a harmonia complementar, mas é bem equilibrada.

Voltando ao nosso azul, nessa combinação ele cairia muito bem com o laranja mais amarelado e o rosa da roda. Pensa em uma blusa amarela, uma calça azul e uma bolsa rosa… e ai, você tentaria essa combinação ousada? Acha que existe harmonia ao combinar estas cores, qual cor você substituiria ?

cor tríade cleide torres - Harmonia das Cores: Guia definitivo sobre Combinar Cor

Harmonia Complementar Dividida

A próxima  combinação é uma harmonia que utiliza uma cor como principal e a une com duas cores adjacentes ao seu oposto complementar. Ou seja, as duas cores que estão nos lados direito e esquerdo da sua complementar. Também  é uma combinação de alto-contraste e é bem difícil de ser vista.

No caso do nosso azul de lei, a cor oposta é o laranja, então a combinação seria feita com o laranja e com o vermelho. Combinação interessante? Experimente e me diga o que achou!

cor complemetar dividida cleide torres - Harmonia das Cores: Guia definitivo sobre Combinar Cor

Harmonia Tetraédrica

Chamada de tetraédrica, tétrade ou retangular, é obtida pela combinação de dois pares de cores complementares entre si. Seriam cores complementares em pares, uma harmonia complexa e difícil de trabalhar. Mesmo assim, é uma combinação de médio contraste.

O azul nessa harmonia chamaria novamente seu companheiro complementar laranja e se uniria, por exemplo, com o verde e seu complementar vermelho. Uma combinação e tanto.

Harmonia Tetraédrica - Harmonia das Cores: Guia definitivo sobre Combinar Cor

Harmonia Quadrada

Também chamada de quadrado harmônico ou harmonia 90º, essa combinação utiliza quatro cores que formam um quadrado no círculo cromático. Assim como a tetraédrica, ela combina cores complementares entre si, mas demanda cuidado, a proporção das cores deve ser pouca para umas e grande para outras, se não, acaba desequilibrada. 

Para essa harmonia o azul seguiria acompanhado do laranja, mas dessa vez iria utilizar o rosa e seu complementar verde amarelado. Lembre-se de se tentar essa combinação, tomar cuidado com o contraste entre cores frias e quentes e me contar sobre o que achou depois!

quadrada - Harmonia das Cores: Guia definitivo sobre Combinar Cor

E ai, gostou de saber tudo sobre a harmonia ao combinar as cores, é muita cor, né?

Eu gostei! Me CONTE quais suas combinações preferidas e as que mais usa!

ebook cores - Harmonia das Cores: Guia definitivo sobre Combinar Cor

*Os nomes das cores podem variar mas a Teoria é a mesma. Images

Escrito por
Cleide Torres
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que Eu faço,

Cleide Torres

Cleide Torres auxilia clientes em autoimagem e expressão. Especialista em Consultoria de Imagem e Visagismo, sua metodologia incentiva a se observar em detalhes e alcançar a imagem mais adequada aos seus objetivos. Cleide Torres ajuda você a cuidar bem de si mesmo!

#segredosdaaparencia

Cleide Torres Cabelos Cor e Forma Visagismo
Cleide Torres Imagem & Visagismo

“/Meu objetivo é equilibrar a Individualidade que vem de dentro com a Imagem que se vê por fora/”

Brazil Chapter

Cleide Torres AICI E FIPI Member
Cleide Torres Member

EBOOK

Ebook grátis Visagismo Cleide Torres 1 - Harmonia das Cores: Guia definitivo sobre Combinar Cor