Autoestima: alta ou baixa? Dicas para você aumentar sua autoestima

Autoestima: alta ou baixa? Dicas para você aumentar sua autoestima

Contar Segredos da Aparência

Você já pensou em sua Autoestima? Temos uma tendência a formar um “pré-conceito” de que esse assunto é para pessoas que estão depressivas ou melancólicas.

Será que você está percebendo que esse pensamento pode ser uma negação natural para evitar o enfrentamento da questão? Pequenos detalhes podem estar afetando você e deixando rastros negativos em seu interior e em sua aparência.

“Espelho, espelho meu, existe alguém mais belo do que eu?”

Rainha Grimilde

Você já se fez essa pergunta ou alguma variação dela? Quando se olha no espelho você se sente incrível?

Caso as respostas sejam não, temos um problema aqui. Mas deixe de preocupação e se acalme! Tenho dicas para te ajudar!

O que é AUTOESTIMA?

Vamos à definição de uma forma simples: autoestima é a sua avaliação sobre você mesmo, o conceito de ideias que você mantém sobre você.
Segundo Freud, famoso psicanalista austríaco, a autoestima está ligada ao desenvolvimento do ego. Ele definia como um sentimento de estima por si.

Sendo assim, algumas atitudes farão com que sua autoestima esteja alta ou baixa, pois ela é algo variável.

Nesse artigo vou te ajudar com dicas sobre como melhorar e ficar com sua autoestima lá em cima e, assim também, vou te alertar sobre o que evitar.

Vamos lá!

Como formar sua autoestima

Existem certas atitudes, mudanças necessárias, hábitos novos que te ajudarão de tal forma que sua sua autoestima ficará lá em cima.
Vejamos as dicas:

1) Evidencie suas qualidades

Todos temos algo no qual gostamos, então ponha seu foco nisso. Liste seus pontos positivos, faça isso literalmente, escreva num pedaço de papel e coloque na sua carteira ou cole em um cantinho do espelho.

Empenhe-se em cada vez adicionar um ponto a mais na sua lista, é provável que em uma semana você já tenha uma lista gigante para se lembrar das inúmeras qualidades que tem.

Perceba-se de forma clara e sobretudo aprenda a se admirar.

2) Destaque seus pontos positivos

Existem várias opções para isso! Uma delas é também a mais fácil e acessível: maquiagem. A maquiagem que você usa ( ou não usa, talvez porque falta descobrir sua melhor make), é uma poderosa aliada para a estima. Com ela você pode:

  • Realçar a sua própria beleza
  • Evidenciar os pontos que você gosta na face
  • Uniformizar a pele
  • Suavizar traços que te incomodam

O visagismo trata sobre esse assunto de uma forma incrível. A técnica de Análise Facial, mostra exatamente os pontos específicos que precisam ser aprimorados na hora da maquiagem, estou falando de maquiagem para o dia dia, que traz leveza e segurança, do mesmo modo eu posso te ajudar. Fala comigo aqui.
Comece a mudar o que te incomoda mas, sobretudo, ressalte o que você já gosta e o que te deixa confortável.

3) Descubra seus talentos

  • Reviva algum hobby antigo
  • Descubra novos hobbies
  • Explore seus talentos,
  • Desenvolva outras habilidades
  • Reinvente seu life style
  • Aprenda a combinar cores
  • Crie looks diferentes com suas roupas

Tudo isso fará com que você se admire um pouco mais, fará você se sentir mais produtivo e certamente você passará a se enxergar de uma forma diferente.

4) Adote novos cuidados pessoais

Sua imagem pessoal fala muito sobre você. O modo como se apresenta para os outros tem importância.

Dê valor e dedique tempo para cuidar de si e de suas coisas. Prepare o ambiente, para o sentimento de bem estar ficar cada vez maior.

As peças de roupas mais confortáveis e mais importantes em seu guarda roupa precisam estar adequadas a seu tipo de corpo. Agora:

  • Reavalie o corte e a cor do seu cabelo
  • Repense seus cuidados com a pele do rosto e corpo
  • Organize seus objetos pessoais e suas roupas
  • Faça uma limpeza no guarda roupa (o que fica, o que sai)
  • Separe acessórios, sapatos e bolsas

5) Pratique exercícios de amor próprio

Elogie-se, fale coisas boas sobre você, ressalte seus pontos positivos, reeduque sua mente a se admirar.
Portanto, todas as vezes que algum pensamento ruim advir, substitua-o por um pensamento bom (Mindset), não é fácil no início, mas você precisa se esforçar para vencer toda a negatividade e mudar seus hábitos de pensamento.
Como, por exemplo, uma dica: a cada vez que você acordar com o sentimento de “hoje eu acordei horrível!”, substitua-o por:

“hoje eu acordei diferente do que eu gostaria e vou cuidar da minha aparência até que eu me sinta incrível tal como sou!”

6) Entenda as individualidades

Cada um é especial a seu modo, cada um tem suas peculiaridades portanto você não precisa ser igual a alguém para ser bom, é exatamente o que você tem de individualidade que te torna especial e faz com que você mereça cada fagulha de amor que lhe é direcionada.

Assim como Antoine de Saint-Exupéry nos ensinou com seu Pequeno Príncipe, “Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.”, doe tempo para você mesmo, seja importante para você, perceba-se como ser individual dentre os demais e apaixone-se por isso.

Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.”

Antoine de Saint-Exupéry

Da mesma forma, respeitar o individual das outras pessoas, e conceder a elas o direito de pensar e se expressarem de forma diferente da sua é mais um passo para aliviar as tensões e se sentir bem, sem aquela sensação de estar incomodado ou incomodando alguém.

Perceba-se como ser individual entre os demais e assim, apaixone-se por sua individualidade!

7) Seja você sua maior fonte de inspiração

Seja você mesmo o Norte no qual seu barquinho rema, seja aquela pessoa que mais admira, seja alguém que inspira a si e aos outros.
Entretanto, se você ainda não é esse alguém, busque ser!
Valorize-se! Aceite-se! Ouse amar-se!

Como evitar a Autoestima Baixa

Autoestimabaixa CleideTorres - Autoestima: alta ou baixa? Dicas para você aumentar sua autoestima
Photo Pexels

Há também que se evitar algumas coisas nesse processo de reeducação comportamental quanto a sua autoestima.

De fato, algumas atitudes que nós tomamos são ruins e não nos ajudarão em nada, apenas irão atrapalhar.

Algumas dicas são:

1) Filtre opiniões alheias

Por mais que tentemos evitar, as críticas às vezes nos ferem.
Aceite as críticas construtivas mas da mesma forma descarte as críticas que vêm apenas para te ferir.
Não aceite preconceito disfarçado de opinião mas não seja soberbo em pensar que você tem apenas qualidades, todos temos defeitos e tudo bem por isso, melhore em suas falhas e faça isso por você e pelos que você ama.

2) Mude hábitos ruins

Deixe hábitos ruins e pratique os bons. Mude e se renove!

  • Troque seu sedentarismo por uma caminhada matinal
  • Apesar do trânsito, deixe que seja menos importante do que as paisagens bonitas que existem no percurso até seu trabalho
  • Olhe para o céu mais vezes e, apesar de alguns dias ele estar nublado, enxergue beleza nas nuvens
  • Fuja da sua rotina conforme possível, escolha caminhos diferentes para ir aos lugares de sempre
  • A correria do dia-a-dia te faz não notar mas pare e observe as paisagens de sua cidade
  • Saia um pouco das redes sociais, pare de se comunicar somente digitando e converse com as pessoas usando sua voz, leia um livro
  • Acabe com a saudade e visite um amigo ou familiar que você não vê há algum tempo
  • Se acaso tiver um restaurante favorito, vá almoçar ou jantar nele algumas vezes no mês
  • Mude hábitos alimentares ruins e com isso aprenda a cozinhar algo novo, experimente aquele ingrediente que você não comia antes.

3) Abandone a procrastinação

Procrastinação é quando estamos sempre empurrando uma ação para outro dia, outra hora e por fim ficamos sem fazer.

Vença sua preguiça – todos temos, é bom demais ficar com os pés para cima no sofá, mas isso não pode se tornar a sua atividade principal em todo o seu tempo livre.

Colocar projetos em ação fará você se sentir em movimento, a sensação contribuirá para tornar sua imagem cada vez melhor, como alguém que você possa orgulhar ainda mais.

Divida e organize seu tempo com atividades de tal forma que também não falte o seu tempo de descanso.

4) Deixe de lado as cobranças e controle a ansiedade

Cada um tem seu tempo, sua hora e a vida não é uma grande competição para vermos quem chega mais longe primeiro, dê um passo de cada vez, suba um degrau de cada vez conforme suas possibilidades e quando você menos esperar já estará no topo que você tanto desejou.

A ansiedade pode se tornar um problema de saúde quando a preocupação excessiva, sobretudo com o futuro, se torna seu primeiro e último pensamento em um dia.

Faça o que estiver dentro do seu alcance e uma boa dica é: treine sua mente para não sofrer em demasia com o que foge do seu alcance de resolução.

5) Evite retroceder

Evite que você volte a ter pensamentos ruins sobre você e sobretudo evite que seu processo de busca de boa autoestima seja fonte de frustração.
Tudo é um processo e pouquíssimas vezes algo fica perfeito em sua primeira tentativa, eventualmente você errará então aceite suas limitações e abrace suas habilidades.
Faça a jornada do amor próprio, dê um passo de cada vez e curta sua caminhada, afinal, você está fazendo isso por você mesmo, deixe ser prazeroso.

Nenhuma grande conquista já nasceu grande, toda árvore um dia foi semente, todo pássaro um dia não soube voar, mas aprendeu caindo bastante até que levantasse voo perfeitamente, todo projeto necessitou de planejamento e vencem aqueles cujos erros tornam-se combustível para ir além.

Visto que a Autoestima é formada e podemos conseguir mantê-la em equilíbrio usando as técnicas descritas nesse artigo – se está baixa podemos fazer voltar a ficar alta – com todas essas dicas você já possui a maior arma: conhecimento!

Pense na sua autoestima como uma plantinha que necessita ser regada diariamente. Agora depende de você colocar tudo em prática.

Estou aqui para te ajudar!

Comece já a se amar!

ebook cores - Autoestima: alta ou baixa? Dicas para você aumentar sua autoestima
Escrito por
Cleide Torres
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que Eu faço,

Cleide Torres

Cleide Torres auxilia clientes em autoimagem e expressão. Especialista em Consultoria de Imagem e Visagismo, sua metodologia incentiva a se observar em detalhes e alcançar a imagem mais adequada aos seus objetivos. Cleide Torres ajuda você a cuidar bem de si mesmo!

#segredosdaaparencia

Cleide Torres Cabelos Cor e Forma Visagismo
Cleide Torres Imagem & Visagismo

“/Meu objetivo é equilibrar a Individualidade que vem de dentro com a Imagem que se vê por fora/”

Brazil Chapter

Cleide Torres AICI E FIPI Member
Cleide Torres Member

EBOOK

Ebook grátis Visagismo Cleide Torres 1 - Autoestima: alta ou baixa? Dicas para você aumentar sua autoestima