Definição
Afinal de contas, o que é este tal storytelling? Nada mais é do que o ato de se contar uma boa história. Quando eu digo “uma boa história”, Consultor de Imagem, estou querendo te dizer uma história relevante. Ou seja, uma história que faça o ouvinte se interessar por ela. Pois você só conseguirá isso com um conteúdo que consiga reter a atenção da pessoa com quem você está falando. Quer ela esteja perto ou mesmo distante (on line, por telefone, etc).
A relevância que te falei, vai ser demonstrada se a história que você contou para o “novo futuro” amigo, tenha o poder de impressioná-lo. Deve prender sua atenção e ficar marcada em sua memória. Para isso, deverá ser uma narrativa bastante articulada, contendo um começo, um desenvolvimento lógico e atraente e um final bem coerente e específico para o caso. Você vai tirar nota dez se conseguir uma forma de capturar o seu ouvinte, utilizando:
- um drama
- as vezes tragédia
- de acordo com a situação, comédia
- ou por outra até a ação
Contanto que consiga prender a atenção da pessoa.
Relevância
Como você deve ter percebido, o ponto chave para conseguir êxito utilizando o storytelling pode ser resumido em uma única palavra: relevância. Hoje em dia, com o verdadeiro bombardeio de informações que todos recebemos diariamente, tem ficado cada vez mais difícil ser eficaz na comunicação. Há uma evidente dispersão do público nas mídias de massa. Devido a isso, as pessoas pouco se interessam por um produto que você, Consultor de Imagem, possa estar oferecendo. O público em geral não consegue ver de imediato um significado real e diria até mesmo verdadeiro, em um novo produto que se lhe é apresentado.
Gênio anônimo
O que fazer para quebrar esta barreira que o Consultor de Imagem tem enfrentado para ser pelo menos ouvido por seus futuros clientes? Inegavelmente na verdade, todos os profissionais das mais variadas atividades tem enfrentado o mesmo problema. Então, algum gênio anônimo, destes que estão ai por perto de nós o tempo todo, descobre que uma possível solução. Para quebrar este grande bloqueio que enfrentamos ultimamente, alguém percebeu o que estava bem perto de nós. Sem que ninguém antes tivesse imaginado. Storytelling. Onde estava? Bem nas cabeceiras de nossas camas ou quem sabe nas estantes de seu escritório, ou ainda sobre sua mesa… Nada mais que os livros, com suas histórias, seus contos, suas narrativas. Quantos grandes clássicos universais continuam relevantes por décadas e alguns até por séculos.
Bem na cabeceira de nossa cama
Conte sua história
A solução é “Conte sua história”. Transmita seu “produto” contando uma história, fazendo uma alegoria. Conseguiu entender porque os estudiosos do processo de comunicação tenham se apropriado de consagrados recursos de narrativa tentando assim minimizar a dispersão?
Embora não tenha sido apenas na nossa área de atuação como Consultor de Imagem que o storytelling esteja sendo usado como ferramenta. Ela permite que você conte sua história para conseguir assim cativar a atenção dos clientes. E muito mais ainda, podendo fazer deles seus amigos. Essa prática de storytelling tem trazido muito proveito nas mais variadas áreas da vida. Afinal de contas, em quase toda nossa comunicação acabamos por contar uma história. Seja numa conversa descontraída durante um simples cafezinho no bar da esquina ou até numa entrevista formal para um novo emprego.
Por que storytelling é tão importante para um Consultor de Imagem?
Imagine como eu poderia te explicar a importância do storytelling sem toda a história que te contei agora a pouco. Embora o conceito seja muito importante em qualquer circunstância, ele se torna quase que imprescindível devido ao momento singular que vivemos. Inegavelmente predomina a comunicação frenética e relações humanas bastante superficiais. Para que seu trabalho se torne significativo para o cliente que você pretende conquistar, se faz necessário que sua conversa se torne presente na memória do dele.
E ainda ouso ir mais além; o storytelling vai produzir um enorme diferencial positivo no seu cotidiano. Afinal, você vai concordar comigo que, uma parte do seu trabalho como Consultor de Imagem é convencer as pessoas. E convenhamos que se você conseguir aprimorar as suas narrativas , isso será de grande utilidade para conquistar a atenção e conseguir a confiança de seus clientes.
Sendo assim, essa técnica sutil tem grande efeito. As histórias que criam conexões e fazem amigos. Veja esse exemplo clássico que todos amamos:
As campanhas da Dove “Real Beleza”, são um exemplo de storytelling , uma historia contada que é comovente e mexe muito com o lado sensível das mulheres. O vídeo abaixo é um exemplo de sucesso porque é relevante . Isso faz a diferença.
Concluindo
Por fim, Consultor de Imagem, conte uma história, procure um tema que seja do interesse de seu cliente e ainda mais, faça amigos. Não seria um sonho? Desta forma você conquista um cliente e o torna seu amigo, o que com efeito pode significar um Cliente Fiel. Não seria um grande bônus para você?
Para saber os tipos de clientes de um Consultor de Imagem click aqui.